A santificação pessoal é o objetivo da Legião de Maria.
Essa santificação, que é fruto da ação do Espírito Santo na vida dos fiéis, deve ser o espelho da própria santidade da Igreja. Os legionários precisam se empenhar para que suas ações demonstrem um alto grau de caridade, fazendo resplandecer no mundo a presença amorosa de Deus. Com isso, os legionários procuram, no seu dia a dia, a glória de Deus e a salvação das almas.
Para que consigam tal grau de santidade, a Legião de Maria pede aos seus membros que sejam obedientes à sua organização. Pois, como se sabe, sem obediência às normas, aos princípios, a caminhada cristã não atinge o seu objetivo, já que muitos ficam pelo meio do caminho. Se forem obedientes, os legionários alcançarão a “perseverança e um visível progresso nas virtudes da perfeição cristã, especialmente a fé, o amor a Maria, a intrepidez, a imolação de si próprio, a fraternidade, o espírito de oração, a prudência, a paciência, a obediência, a humildade, a alegria e o espírito apostólico” (Manual Oficial da Legião de Maria, p. 68).
Uma autoavaliação constante se faz necessária, para que se saiba se o progresso na espiritualidade legionária está acontecendo. Tal avaliação deve ser conduzida não propriamente pelo gosto que se sente em realizar este ou aquele trabalho legionário, mas sim pela observância correta dos preceitos legionários. Tudo isso em total espírito de humildade e obediência.
Sendo assim, como primeira obrigação, e a mais importante, a Legião de Maria pede aos seus membros a assídua participação nas reuniões. Essas são o lugar de união, de partilha das alegrias e tristezas e do fortalecimento mútuo. O respeito pela organização da Legião gera nos seus membros, e nas pessoas de fora, um sentimento de ordem, de seriedade, de ardor missionário mesmo em meio às dificuldades e maiores batalhas.
Dentre estas reuniões, destaca-se a Reunião Semanal do Praesidium. Essa reunião é o coração da Legião de Maria, na qual se recebem os relatórios dos trabalhos realizados por cada legionário. É nessa reunião que os legionários são formados na disciplina, tão importante para a vida cristã, pois a disciplina também é exercício de santidade. Nessa reunião semanal, os legionários aprendem a se entregarem aos trabalhos por amor ao Reino de Deus, e não tanto pelos gostos pessoais. Assim, nada pode substituir a reunião semanal do praesidium, pois aqui está a fonte da perseverança no trabalho legionário: semanalmente estar juntos por amor a Deus, à Igreja e à Maria.
Cúria Mãe da Divina Misericórdia
Comments