No Manual da Legião de Maria, às páginas 25 a 40, temos indicações preciosas para aqueles que desejam participar da família legionária, em relação aos deveres, que os membros deste importante movimento mariano, devem assumir. Tais deveres, contudo, devem ser contextualizados na dimensão do amor. Precisamos nos lembrar sempre: dever algum é pesado demais, quando se os cumpre por amor.
Mas, quais são esses deveres?
1.Profunda devoção para com Maria, através de uma renovada meditação e práticas zelosas de devoção: a Legião de Maria é comparada com “um exército em ordem de batalha”. Sua Comandante é a Virgem Maria. Sua batalha é contra as forças do mal, que ainda estão presentes no mundo. Sua “arma” é a oração. Essa oração deve ser feita sempre na companhia de Maria. Para a Legião, a consagração à Maria, e sua renovação na Festa da Acies, que é sua festa mais importante, demonstram o amor profundo do legionário por sua Mãe e Mestra e sua influência na vida diária do legionário.
2.Imitar a humildade de Maria: essa virtude cristã desempenha um papel único na vida do legionário, pois o coloca no jeito certo de servir a Jesus Cristo. Tal virtude se nos aparece como fonte renovado fortalecimento para as práticas cristãs. Em sua vida, Maria, para seguir e servir a Deus, desconsiderou seus próprios sofrimentos; pois seu amor a Deus era muito maior. Na vida do legionário, essa atitude heroica também deve estar presente; somente assim o legionário conseguirá imitar Maria, amando a Deus como Ela o amou.
3.Ser devoto de Maria é lançar-se no apostolado: o legionário, se quiser trilhar um caminho de santidade, deve percorrer os mesmos passos do Mestre Jesus: trilhar o caminho da glória, passando primeiro pelo caminho da cruz. Sendo assim, o legionário não pode escolher somente o que lhe agrada; mas necessita, a todo momento, escolher aquilo que agrada a Deus. É neste espírito de procura da vontade de Deus, que o legionário, sob a direção de Maria, deverá exercer o seu papel evangelizador na sociedade.
4.A intensidade do esforço no serviço a Maria: ao legionário, na confiança que deposita em Maria, se exige uma porção redobrada de serviço evangelizador. Há de estar consciente de que, por mais que se empenhe no anúncio da Boa Nova, deverá procurar fazer sempre mais. Devem dar do melhor que possuem e ter consciência de que são apenas instrumentos nas mãos de Deus.
5.Estar atento à verdadeira devoção à Maria: consagrar-se à Maria na Legião de Maria é também procurar viver essa consagração todos os dias. Se Maria não estiver presente em todos os segundos da vida do legionário, a Consagração se tornará de um ato passageiro. A Verdadeira Devoção consiste em permitir que o Espírito Santo de Deus renove na vida do legionário o amor por Maria; que Ele faça relembrar ao pensamento e ao coração o estar na presença de Maria a cada instante.
Cúria Mãe da Divina Misericórdia
Comecei nesta missão agora em 2023 eis me aqui senhor quero seguir seu exemplo minha mãe santíssima