Sobre a espiritualidade legionária, temos belas páginas no Manual Oficial da Legião de Maria (p. 17-24). O alicerce desta espiritualidade mariana está em incutir nos seus membros uma fé inabalável em Deus e uma certeza do seu amor por seus filhos; está em fazer os legionários perceberem que é Deus quem tudo faz;
e nós somos apenas seus colaboradores, conscientes de que contamos continuamente com sua amorosa presença. E é essa certeza – “da colaboração onipotente de Deus, bondoso Pai, no trabalho da santificação pessoal e no serviço a favor do próximo” – que constitui o fundamento sólido para os legionários.
E como viver tudo isso? Que caminhos seguir, para que essa espiritualidade esteja presente no dia a dia? O Manual apresenta alguns princípios que norteiam a vida diária do legionário:
1.Deus e Maria: Ela, como sua filha predileta, faz parte importante da História da Salvação. Através Dela nos veio o Salvador. E também através Dela, toda a humanidade participa da misericórdia de Deus. Por meio Dela, Deus também demonstra à humanidade “sua onipotência e generosa bondade”.
2.Maria, medianeira de todas as graças: Ela o é, no sentido de que, como Mãe, está sempre suplicando por seus filhos junto ao seu Filho Jesus. Como esposa do Espírito Santo, torna-se também canal da Graça de Deus para o mundo.
3.Maria Imaculada: Ela, concebida sem pecado original, e mantendo-se pura pela graça de Deus, nos ensina a pureza de coração e de vida. Mostra-nos que com um pouco de generosidade por nossa parte, a graça de Deus pode fazer grandes coisas em nossa vida. A sua humildade, apesar de sua grandeza, nos coloca no caminho da humildade dos filhos de Deus.
4.Maria, nossa Mãe: o legionário honra a Maria como verdadeira Mãe. Ela é Mãe de Jesus, e aos pés da cruz se torna também a nossa Mãe. E já que “somos seus verdadeiros filhos, devemos nos comportar como tais”. Devemos pedir-lhe que cuide de nós: alimentando-nos, guiando-nos, aconselhando-nos, consolando-nos.
5.A devoção legionária, raiz do seu apostolado: cada membro da Legião de Maria, precisa se comprometer em meditar continuamente sobre o amor à Maria que a devem manifestar. Aqui está a unidade da Legião. Se um membro falha neste princípio fundamental, toda a unidade da Legião está comprometida. Meditação e ação levam os legionários a uma unidade de espírito.
6.Oh! Se Maria fosse conhecida!: a Legião de Maria sabe, por experiência própria, que quanto mais a devoção à Maria cresce, mas crescem a fidelidade a Deus, a frequência aos sacramentos e a prática verdadeira da vida cristã.
7.Levar Maria ao mundo: este é o desejo mais profundo dos membros da Legião de Maria: fazer com que o mundo a conheça, e conhecendo-a, cheguem mais facilmente ao Coração Santíssimo de Jesus, seu Filho Amado.
Cúria Mãe da Divina Misericórdia
Comentários