A LegiĆ£o de Maria Parte I ā Nome e Origem
- PASCOM PNSA
- 3 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de out. de 2020
A Legião de Maria, junto ao Apostolado da Oração, é um dos movimentos
mais antigos e mais importantes da nossa Igreja Católica. Por isso, a partir deste mês,
nos dedicaremos a conhecer este movimento mariano que tanto tem contribuĆdo na
edificação da Igreja de Cristo.

A LegiĆ£o de Maria Ć© uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja, lutam, atravĆ©s da poderosa intercessĆ£o da Virgem SantĆssima, para barrar a forƧa do mal neste mundo, e espera, com muita humildade, tornar-se digna de imitar as virtudes da mais excelsa Filha de Deus: a Virgem Maria. E, assim, conseguir imitar perfeitamente o seu Filho Jesus.
A origem da Legião de Maria estÔ imersa na humildade daqueles que se sabem filhos de Deus não por mérito, mas por condescendência divina. Surgiu de longas meditações. E, após a reunião de um pequeno grupo, que se colocou ao redor de uma mesa, forrada com uma toalha branca, tendo ao seu centro a imagem da Imaculada Conceição (igual à da Medalha Milagrosa), adornada por dois pequenos vasos com flores e duas velas acesas, a inspiração aconteceu. Discerniu-se a vontade Deus à pedido da Virgem.
O primeiro ato de comunhĆ£o foi o ajoelhar-se, pois assim se encontravam os coraƧƵes dos primeiros legionĆ”rios. Rezou-se a Invocação e a Oração ao EspĆrito Santo; em seguida, aquelas mĆ£os, que durante todo o dia haviam trabalhado para ganharem o sustento material, agora se juntavam para realizar o mais belo serviƧo do católico: a oração. Tais dedos desfiaram as contas do Santo RosĆ”rio.
O primeiro alistamento neste poderoso exĆ©rcito da LegiĆ£o de Maria aconteceu em Myra House, Francis Street, em Dublin, na Irlanda, Ć s 20:00h do dia 07 de setembro de 1921. No inĆcio o grupo ficou conhecido como āAssociação de Nossa Senhora da Misericórdiaā. Depois tomou o nome de LegiĆ£o de Maria. O principal e constante objetivo da LegiĆ£o de Maria, segundo o seu manual (p. 11) Ć© āreproduzir em si própria a imagem de Maria, de maneira a glorificar melhor o Senhor e comunicĆ”-lo aos homensā.